terça-feira, 6 de janeiro de 2009

UNIVERSITAS MAGISTRORUM AC SCHOLARIUM

RESOLUÇÕES DE 2009
[remisturadas para 2011]
[concretizadas em 2013]


Digo:
  • ...Que em 2009 não me vou calar; 
  • Que em 2009 vou levar dois pares de estalos a ver se acordo (para a vida!, não para a arte...); 
  • Que em 2009 vou continuar a "fazer"; 
  • Ou seja, que em 2009 também vou continuar a "não fazer"; 
  • O que significa que em 2009 há coisas que "não vou fazer mais". Por exemplo:

Vou fazer: 
  • Outros espectáculos, espectáculos outros, ou então só espectáculos (sem aspas, nem itálicos ou qualquer outra simbologia ortográfica mais ou menos sublinhante/desviante). Espectáculos a fazer:
  • [...] 
  • "UNIVERSIDADE", primeiro ano lectivo de uma coisa que é uma pergunta (porque já toda a gente sabe que não há respostas...). Pergunta: 'E se todas as pessoas do mundo esperassem por mim em suas casas numa atitude sindromática de "segundo dia"?' (Sabem perfeitamente que o "primeiro" é sempre melhor, mas também sabem que há-de chegar o dia em que a regra terá a sua excepção...) — um "Vou A Tua Casa" à escala planetária? Sim. Pediram, eu vou fazer: de um particular para um universal (ou não). Finalmente! Porque 2009 quer-se pop. Não da art; mas da vid! Enough pop-art; we want pop-vid! 

Vou deixar de fazer (leia-se: inventar):
  • "Espectáculos", ou 'espectáculos', ou «espectáculos», ou (espectáculos), ou [espectáculos], ou *espectáculos*, ou !espectáculos!, ou seja, qualquer espectáculo do tipo itálico que é espectáculo mas que pode muito bem ser outra coisa qualquer sem que ninguém com meio dedo de testa precise de ter um AVC psico-semântico antes ainda de sair de casa para ir assistir. Porque eu digo: ENOUGH ESPECTÁCULOS SOBRE! ...SOBREtudo porque tudo o que fiz até hoje se enquadra na tipologia genérica do "espectáculo itálico", e porque tudo o que fiz até hoje foi sempre sobre alguma coisa (em última análise, terá sido sempre sobre o próprio espectáculo), então acabo. Mas para poder continuar! Tenho cá umas ganas de uma terceira viazita de limão... 

Vou continuar:
  • A arranjar mais lenha para me queimar; 
  • A perder tempo a dizer aos idiotas que são idiotas; 
  • A pregar a minha nova religião — o EMO-FINLANDISMO — e a ser cada vez mais gelado que nem um fiorde, e cada vez mais neutro que nem um partido do centro, e cada vez tão carismático quanto uma amiba morta, e cada vez mais alheado não do mundo onde vivo, mas do mundo onde querem que eu esteja — I cut myself 'cause the pain keeps me alive! Deixem-se de tretas, ó velhas carpideiras! Não é para morrer, é só para chamar a atenção: COMUNICAÇÃO! Da social, da pessoal, da privada e da íntima. É pecado dizer "sim", é pecado dizer "não". ENOUGH DIALECTICS! Eu só quero é agradecer: a todos aqueles (e aquilos) que me deram matéria para eu poder fazer e dizer o que fiz, e para eu continuar a fazer e a dizer o que faço. Porque não se pode só dizer, porque não se pode só fazer. Porque não se pode só dizer que se faz e fazer-se a seguir. Há que dizer, fazer, explicar porque se disse e se fez e a seguir desdizer tudo e nunca mais fazer. Parar! Porque eu quero outra coisa: Terceira Via, empate técnico, emo-finlandização...
  • Ou seja: irritar os amigos e os "amigos" [velhas carpideiras!] com afirmações retóricas do tipo "não faço mais". 'Mas não fazes mais o quê?...' — gostava tanto que me perguntassem! Mas não, desata tudo a ter AVC's psico-semânticos... 
  • ...coisas (arrufos!) facilmente resumíveis no seguinte sketch:



...sendo que eu sou claramente a pessoa que não sabe "cantar", mas também sou claramente a pessoa que emo-finlandizadamente "dá a volta" (não por cima, isso garantidamente não sei; mas por "baixo", porque é na "base" que está o segredo!): frango será sempre frango, ananás será sempre ananás, pepperoni será sempre pepperoni; o segredo, esse, está na massa; o segredo, esse, está na "base"! Porque eu sou do ontológico, não quero o antológico. E isto chama-se EMO-FINLANDIZAÇÃO: terceira via, empate técnico... E é aqui que eu quero estar. Em 2009, ou noutro ano qualquer. NO PASARAN! Sou eu que digo...